Atividades econômicas retornam semana que vem, com ressalvas

27 de março de 2020

 Publicado por Gustavo Solbas

O governador Carlos Moisés anunciou nesta quinta-feira, 26, a retomada parcial das atividades não essenciais em Santa Catarina a partir da próxima semana. Segundo o chefe do Executivo estadual, a ação faz parte do Plano Estratégico para a Retomada das Atividades Econômicas em Santa Catarina e será publicada em um decreto nesta sexta-feira, 27.

Carlos Moisés salientou que a orientação do Estado é que as pessoas permaneçam em casa. A abertura parcial de comércios e atividades não essenciais ocorrerá com um regramento, com o objetivo de preservar a saúde da população.

“Precisamos promover a convivência dos catarinenses com a pandemia da Covid-19, conciliando as vertentes do convívio social, da preservação da vida das pessoas e da atividade econômica. Isso quer dizer que nós pesamos as duas coisas e estamos fazendo gradativamente um plano para que as pessoas possam voltar ao convívio de forma segura. Esse é o grande objetivo”, declarou o governador.

Durante a coletiva de imprensa, Carlos Moisés lembrou ainda que as aulas seguem suspensas em todas as redes de ensino até o dia 17 de abril, conforme determinação do decreto 525. O governador reforçou também que missas, cultos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, seguem suspensos.

Veja o que abre e o que deve permanecer fechado

Agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito poderão abrir a partir de segunda-feira, 30, para atender exclusivamente pessoas que necessitem de serviços bancários presenciais.

A partir da quarta-feira, dia 1º, estarão liberados também:

– atividades e os serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral;
– atividades do setor hoteleiro;
– atividades de construção civil;
– escritórios de prestação de serviços em geral;
– centros de distribuição e depósitos.

Para funcionar, os estabelecimentos precisarão respeitar algumas regras:

1) Para estabelecimentos com permissão de atendimento ao público e entrada de pessoas:
a) limitação de entrada de pessoas em 50% (cinquenta por cento) da capacidade de público do estabelecimento, podendo este estabelecer regras mais restritivas;
b) controle de acesso e marcação de lugares reservados aos clientes, bem como o controle da área externa do estabelecimento, respeitadas as boas práticas e a distância mínima de 1,5 m entre cada pessoa.
2) priorização do afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes a grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos e gestantes;
3) priorização de trabalho remoto para os setores administrativos;
4) adoção de medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho e no atendimento ao público;
5) utilização de veículos de fretamento para transporte de trabalhadores, ficando a ocupação de cada veículo limitada a 50% da capacidade de passageiros sentados;

Serviços autônomos liberados

Também serão liberados sem restrições, a partir de quarta-feira, 1º, os serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais.

Transporte coletivo segue suspenso

O governador Carlos Moisés anunciou ainda que os transportes coletivos permanecerão suspensos pelo prazo de mais sete dias, a contar da próxima quarta-feira, dia 1º. A determinação mantém suspensa a circulação de veículos de transporte urbano municipal e intermunicipal de passageiros, além da circulação e do ingresso no território catarinense dos veículos de transporte interestadual e internacional de passageiros, público ou privado. A decisão também vale para veículos de fretamento para o transporte de pessoas.

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo Youtube, Instagram e Facebook do Governo do Estado.

https://www.bcnoticias.com.br/atividades-economicas-retornam-semana-que-vem-com-ressalvas/

Prefeito debate medidas de aquecimento da economia local com representantes do setor produtivo

26 de março de 2020

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira, se reuniu com representantes de diversas entidades, no fim da manhã desta quarta-feira (25) para discutir medidas que deem um fôlego ao setor produtivo. Representantes do Sindicato de Hotéis, CDL, Acibalc, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Convention &Visitors Bureau, Associação de Bares e Restaurantes de Balneário Camboriú (Abres) deram sugestões em relação aos tributos e à tarifa de água.

“É imprescindível, nesse momento, reavaliar o cenário diariamente e estar em constante diálogo com o setor produtivo para mitigar os efeitos do coronavírus em todos as áreas, inclusive com o fortalecimento dos nossos programas sociais. Nossa prioridade é salvar vidas, garantir atendimento a quem necessitar, mas estamos construindo alternativas para a retomada do crescimento e em breve vamos anunciar”, garantiu o prefeito aos empresários.

_________________
Informações adicionais:

Gabinete do Prefeito
(47) 3263-0190

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Andréa Artigas
(47) 3267-7022

https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=27590

Confira a programação de cursos on-line gratuitos para o período de quarentena

25 de março de 2020

Para evitar a propagação do coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda, bem como as medidas adotadas pela administração municipal de Balneário Camboriú, para que a população permaneça em suas residências. Neste momento, é fundamental que o isolamento domiciliar e social seja levado a sério. 

Mas apesar do distanciamento, o período de quarentena pode ser uma excelente oportunidade para estimular novos aprendizado e até uma guinada na carreira. 

Para apoiar os jovens e adultos que estão em casa, longe das universidades e escolas, o Departamento de Assistência à Juventude, vinculado à Secretaria de Inclusão Social de Balneário Camboriú, comunica que há diversos cursos de metodologia de Ensino a Distância (EAD), liberados gratuitamente.

São diversos cursos abordando temas de tecnologia, marketing, saúde, exatas, humanas, além de programas para quem está em busca do primeiro emprego ou de uma recolocação no mercado.

Confira nos links abaixo:

Empreendedorismo na prática - bit.ly/2UkaexA 

Carreira e Futuro: uma jornada que começa hoje - bit.ly/2TVBovq 

Ética pra quê? - bit.ly/2x5zC1O 

Biomimética: natureza como fonte de inspiração e inovação – para os negócios e para a vida - bit.ly/2TWiDbd 

Cursos online de Ciências Exatas - bit.ly/2UaJkZU 

Carreira do Profissional de RH - bit.ly/3dlVirb 

Clip - curso sobre colaboração, pensamento em rede e interdependência - bit.ly/2wwz8lA 

Cursos de empreendedorismo - bit.ly/33GbUpa 

Como investir no cenário instável do Coronavírus - bit.ly/3bpwSeN 

Portal Administradores- bit.ly/2UgHTcE 

Curso Digital First - bit.ly/39jlqzI 

Casa do Saber - bit.ly/2J8YV5Y  

Fundação Estudar (Desenvolvimento Pessoal) - bit.ly/33PWKhm 

Ateliê Digital (Google) - bit.ly/2xppiCg

55 cursos gratuitos na plataforma da FGV - bit.ly/2JdWGOU

Mais de 50 cursos gratuitos numa das maiores Universidade do Mundo (Harvard) - bit.ly/33HYyZD

Introdução ao Marketing e Administração Financeira - bit.ly/33HBcU1

Desenvolvimento de carreira pelo Linkedin - bit.ly/2Jb0DUr 

Design Thinking e Gestão do Tempo - bit.ly/33JdNBo 

400 cursos gratuitos que envolvem desde técnicas de Excel até programação para crianças com ferramenta do MIT - bit.ly/2vMLl5i

__________________
Informações adicionais:

Gabinete do Prefeito
(47) 3263-0190

Diretoria de Comunicação
Estagiário de Jornalismo: Lanume Weiss
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=27577