Serviço - Coronavírus - o que funciona em BC

20 de março de 2020

1- Quais são os serviços essenciais que podem ser mantidos?
- Farmácias
- Supermercados
- Unidades de saúde
- Postos de combustível
- Funerárias
- Distribuidoras de água e gás
- Distribuidoras de energia elétrica
- Clínicas veterinárias de emergência
- Serviços de telecomunicações
- Órgãos de imprensa
- Segurança privada
- Coleta de lixo
- Serviços alimentícios de delivery poderão permanecer abertos, porém, com grade de funcionários diminuída.
- Padarias, sem atendimento de mesas

2- Academias, shoppings e restaurantes ficam fechados?
Sim, por um período de sete dias

3- Os transportes públicos estão suspensos?
Sim, pelo período de sete dias a partir desta manhã de quinta-feira (19). As linhas municipais, intermunicipais e interestaduais deixam de circular. O cumprimento das medidas será fiscalizado pela Agência Regulado (Aresc) e Policia Militar Rodoviária.

4- Bancos estarão fechados?
Sim. As agências bancárias da cidade permanecerão fechadas pelo prazo de 7 dias, até segunda ordem, e apenas operações em caixas eletrônicos estarão disponíveis neste período.

5- Motoristas de aplicativo podem seguir trabalhando?
Sim. Os transportes de aplicativo e táxis seguem normalmente. O prefeito Fabricio Oliveira suspendeu a vigência do decreto que exigia cadastramento dos motoristas por aplicativos para facilitar a oferta do serviço. Nesse mesmo decreto tem a recomendação para circular somente com vidro aberto, disponibilizar álcool em gel e transportar no máximo dois passageiros por vez.

6- Os Correios irão funcionar?
As agências de atendimento dos Correios devem ficar fechadas.

7- Como fica a situação dos aplicativos e estabelecimentos com delivery, no sistema de entrega em casa?
Os estabelecimentos do ramo alimentício que realizam entregas podem seguir atuando com o sistema de delivery. Não há impeditivo para eles. Os demais estão suspensos. Mas é preciso que respeitem as regras de higiene. Casos que estiverem em desacordo pode ser denunciados pela Ouvidoria do Município pelo número 0800-64433800.

8- E os estabelecimentos que vendem alimentos/refeições?
Os supermercados ficam abertos e não há necessidade de fazer estoque de alimentos, porque os caminhões de abastecimento estão circulando livremente. Já os restaurantes devem permanecer fechados.

9- Como fica a situação dos hotéis?
O decreto estadual estabelece que novos hóspedes não podem ser aceitos. Aqueles que já estavam hospedados podem permanecer até o fim do período programado. Aqueles que já têm reserva devem reagendar ou cancelar. Novos hóspedes não são permitidos.

10- Podem ser promovidos eventos?
Não. Eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos, estão suspensos pelo período de 30 dias.

11- Como ficam as situações de emergências odontológica e veterinária?
Podem ser atendidas apenas para plantão, consultas rotineiras devem ser canceladas ou remarcadas.

12- População pode denunciar estabelecimentos que estiverem abertos?
Sim, através do telefone 190 e do telefone 181 da Polícia Civil

13- Há bloqueios em acessos de BC?
Sim. A Guarda Municipal, agentes de trânsito e a equipe da Saúde já bloquearam os acessos de Balenário Camboriú. Essa medida é feita para conter a disseminação do vírus. Todos podem deixar a cidade, mas apenas moradores do município e das cidades vizinhas podem entrar.

14- Haverá fiscalização das medidas de restrição?
Sim. No caso dos transportes, as equipes da Aresc farão a fiscalização. É possível fazer denúncias pelos telefones 190 (Polícia Militar) ou no 181 para denúncias em caso de irregularidades em estabelecimentos ou preços abusivos.

15- Posso ir na praia?
Não. O prefeito Fabrício Oliveira divulgou um decreto na quinta-feira (19), que impede o uso das praias de Balneário Camboriú. A medida tem duração de 7 dias.

___________________
Informações adicionais:

Gabinete do prefeito
(47) 3263-0190

Diretoria de Comunicação
Estagiária de jornalismo: Lanume Weiss
Fotos: Ivan Rupp
(47) 3267-7022

https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=27540

Detran inicia licenciamento de veículos em formato digital

19 de março de 2020

O Detran de Santa Catarina dá mais um passo importante para a digitalização de serviços. A partir desta terça-feira, 17, o órgão passa a emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) online. Além disso, o proprietário que também quiser ter o documento físico poderá realizar a impressão em qualquer equipamento em papel A4. A nova funcionalidade já estava prevista para este ano, mas foi antecipada e faz parte do conjunto de ações do Governo para evitar a propagação do coronavírus no Estado.

Assim que confirmado o pagamento do IPVA e do licenciamento, o novo documento estará disponível e poderá ser emitido no portal Detran Digital e no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível no >Google Play e App Store. A tecnologia foi implementada pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), órgão responsável pelo desenvolvimento Portal Detran Digital e todas as suas funcionalidades.

“Essa medida reforça nosso trabalho de tornar o acesso ao Detran mais fácil e digital e ajuda a reduzir a necessidade da presença física das pessoas em nossas unidades de atendimento. É a tecnologia a favor do bem-estar da população”, afirma a delegada Sandra Mara Pereira, diretora do Detran-SC.

Em 2019, o Detran/SC expediu mais de 2 milhões de licenciamentos e a implementação da medida importará numa importante redução da demanda presencial no órgão de trânsito, contribuindo para a diminuição dos riscos de transmissão do coronavírus.

A nova funcionalidade evita a obrigatoriedade da retirada presencial do documento impresso junto a uma Ciretran ou despachante. Agora é possível a impressão do CRLV em uma folha de papel A4 comum, garantindo maior comodidade para a população. A autenticidade do documento, tanto na versão eletrônica quanto em meio físico será aferida pela fiscalização por meio de QRCode.

Medidas do Governo do Estado para contenção do coronavírus

Em novos decretos o Governo do Estado estabeleceu uma série de medidas para evitar a propagação do coronavírus no Estado, entre elas suspendeu por 30 dias o atendimento presencial ao público nas unidades do Governo em serviços que puderem ser prestados por meio eletrônico ou telefônico.

Também estão suspensas as aulas nas redes públicas e privadas e eventos públicos e privados que reúnam mais de 200 pessoas em local aberto ou mais de 100 pessoas em ambiente fechado estão proibidos.

Prevenção ao coronavírus

A melhor forma de frear o avanço do coronavírus é a prevenção:

  • Caso o paciente apresente os sintomas da doença, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde. Lá os agentes de saúde farão o devido encaminhamento, se necessário, e darão as orientações em relação ao tratamento.
  • Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
  • Somente serão transferidos para UPAs ou hospitais pacientes em estado mais grave. Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de gripe e a recomendação para quem não tiver o caso agravado é que fique em isolamento e monitoramento em casa;
  • Idosos e pessoas com doenças crônicas evitem ir a eventos fechados a locais com aglomeração;
  • Evite viajar se estiver com febre ou tosse;
  • Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza);
  • Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel;
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca;
  • Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente;
  • Se você ficar doente durante uma viagem, procurar imediatamente a tripulação ou equipe médica de bordo;
  • Na viagem, evite a ingestão de alimentos de procedência duvidosa ou inadequadamente preparados;
  • Evite o contato com animais silvestres ou animais doentes;
  • Evite que crianças e adolescentes com menos de 14 anos mantenham contato prolongado com pessoas com mais de 65 anos;
  • Evite a circulação em locais com grande aglomeração de pessoas, inclusive praias, lagos e lagoas;

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
Site: www.sc.gov.br

Foto: Arquivo / Secom

https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/detran-sc-disponibiliza-emissao-digital-do-licenciamento-anual-de-veiculos-que-podera-ser-impresso-em-papel-comum

Balneário Camboriú reforça fiscalização em hotéis e pousadas

18 de março de 2020

Para conter a contaminação pelo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Balneário Camboriú anunciou diversas medidas emergenciais, entre elas, o reforço na fiscalização em hotéis e pousadas da nossa cidade.

Desde a terça-feira (17), a equipe de fiscalização de posturas do município iniciou o trabalho em hotéis e pousadas de BC, para reforçar as orientações de combate ao coronavírus, e ainda, pedir aos turistas que cumpram as medidas e evitem, especialmente, as aglomerações.

O trabalho segue intensivo e ocorre da seguinte forma: os fiscais de postura farão visitas em todos os hotéis e pousadas da cidade, para repassar as recomendações de higiene e cuidados com hóspedes e clientes, diante de casos suspeitos, com sintomas ou não. Também é entregue material informativo sobre a doença e reforçada a importância, nesse momento, de haver o engajamento de toda a população para evitar a propagação do vírus no país.

Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, as orientações são:
-caso algum hóspede esteja com sintomas é necessário comunicar imediatamente a Secretaria de Saúde;
-os hóspedes ou clientes com sintomas serão encaminhados para atendimento (fazendo a triagem médica);
-intensificar a higiene das mãos e superfícieis, como móveis e corrimão;
-mesmo com as mãos limpas, evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
-limpe regularmente o ambiente e mantenha-o ventilado;
-não compartilhe itens pessoais, como talheres e toalhas;
-mantenha distância de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Confira os sintomas da doença por coronavírus: tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, mas alguns pacientes podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.

___________________
Informações adicionais:

Gabinete do prefeito
(47) 3263-0190

Diretoria de Comunicação
Foto:Maria Júlia Puppio
(47) 3267-7022

https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=27507