Como pausar as prestações do imóvel e carro por 60 dias

24 de março de 2020

Bancos permitem que todo cliente suspenda pagamento de duas parcelas de dívida por conta da pandemia

Por determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN), grandes bancos, como Caixa, Itaú, Bradesco e Santander, estão perdoando o pagamento de duas prestações da casa ou carro nos próximos 60 dias. O intuito é dar fôlego financeiro para os trabalhadores em meio à pandemia do coronavírus.

A medida vale para todos que tenham financiamentos de imóveis e carros nos bancos, e também outros tipos de dívidas. A única exigência é que as prestações do crédito estejam em dia. A exceção é na Caixa, onde financiamentos com até duas prestações em atraso também podem ser pausados. Durante o período de pausa será mantida a mesma taxa de juros, sem a cobrança de multa. As parcelas não serão encavaladas: o cliente fica dois meses sem pagar e depois o pagamento da prestação volta ao normal, com a adição dos meses que não foram pagos no final do financiamento. O pedido não precisa ser feito nas agências dos bancos, como forma de segurança contra a disseminação do vírus. A recomendação é que o cliente dê preferência a canais  eletrônicos, como o internet banking e a central de atendimento telefônica.Na sexta-feira (20), o sistema da Caixa já estava sobrecarregado de pedidos. O tempo de espera na central telefônica já era mais longo, e o internet banking estava instável. O banco esclareceu que estava trabalhando na adequação dos canais para que nesta segunda-feira (23) estivessem devidamente preparados para o atendimento do novo serviço.

Como congelar as parcelas em cada banco

A Caixa informa que a pausa vale para contratos habitacionais pessoa física ou pessoa jurídica. Nos casos em que o cliente esteja utilizando o FGTS para pagamento das prestações mensais não será possível solicitar a pausa.

A partir do pedido, o banco irá efetivá-lo em até 48 horas, com a data retroativa do pedido. Ou seja, quem tem prestações que vencem nesta semana irão conseguir pausá-las.

As mesmas condições são oferecidas para clientes que possuem operação de Home Equity – Crédito Imóvel Próprio. Nesse caso, é necessário já ter pago ao menos 11 parcelas.

O serviço de pausa estendida, que está sendo oferecido em caráter emergencial pode ser acessado através do Aplicativo Habitação Caixa, pelo WhatsApp (telefone 0800-726 8068), ou ainda pelo Telesserviço (telefones 3004-1105 para capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades, opção 7 da URA), de segunda a sexta feira, das 8h às 20h, exclusivamente para contratos com Pessoas Físicas. No caso do app, é necessário atualização da versão através da loja de aplicativos.

Já para os contratos habitacionais com pessoas jurídicas o cliente deverá entrar em contato com seu gerente para formalizar a solicitação.

Segue o passo a passo para acessar o serviço no aplicativo da Caixa:

• Acessar o aplicativo Habitação Caixa;

• Efetuar login;

• Acessar a aba Serviços;

• Clicar na opção Solicitar Pausa Emergencial;

• Ler as orientações e clicar em Próximo;

• Informar o número do celular e autorizar o banco a enviar SMS sobre a solicitação;

• Clicar em Solicitar Pausa.

No Itaú o pedido pode ser feito por meio das centrais de atendimento. Para veículos, em capitais e regiôes metropolitanas o número é o 4002-0234, enquanto nas demais localidades basta ligar para 0800-729-0234. No caso de financiamentos imobiliário, o atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 21h pelo 4004-7051, para capitais e regiôes metropolitanas, e 0300-789-7051 para demais localidades.

O Santander lançou um hotsite para orientar os clientes interessados em solicitar a prorrogação do vencimento de dívidas, em linha com a determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN). O banco também ampliou, de forma automática, 10% o limite do cartão de crédito de todos os clientes adimplentes.

O Bradesco diz, em nota, que está à disposição para prorrogar por 60 dias as dívidas de operações em dia e utilizadas, sem dar mais detalhes.

Notícia: https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/como-congelar-as-prestacoes-do-imovel-e-carro-por-60-dias/

Prefeitura monta estratégia para vacinar grupos de risco em casa contra Influenza

23 de março de 2020

Com o objetivo de evitar deslocamento e aglomeração, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú irá vacinar os grupos especiais em casa, para evitar o contágio do Coronavírus. A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda-feira (23).

Unidades móveis passarão em todos os bairros da cidade e no Centro. Um carro de som dará apoio a mobilização e será utilizado para chamar atenção da população, quando a unidade circular na via. “Ao ouvir o carro de som anunciar que está na sua rua, você deve ir para a frente de casa e aguardar a abordagem. Uma agente de saúde irá até você. Não é necessário ir até o ônibus onde estarão as vacinas”, explicou a secretária de Saúde, Andressa Hadad.

Os vacinadores irão até as residências, evitando assim a aglomeração.

Os grupos de risco são:
- Pessoas com idade igual ou superior a 55 anos;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Pessoas portadoras de deficiência;
- Pessoas com doenças crônicas: imunodeprimidos (HIV, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC -, uso de corticoide, uso de imunodepressor, diabéticos, transplantados, hipertensão e doenças crônicas intestinais).

 

Os profissionais em situação de risco, como da saúde e segurança, serão vacinados em seus locais de trabalho.
Vale ressaltar que os profissionais de saúde não apresentam nenhum risco à população quanto ao coronavírus e estarão devidamente equipados. A vacinação ocorre das 8h às 17h, sem parar ao meio dia.

Já nos edifícios, será atendido moradores de um apartamento por vez. Pacientes acamados serão vacinados em casa. Importante destacar também que os idosos acamados já estão sendo vacinados em casa. Para os idosos, nessa situação, que ainda não receberam os vacinadores, o número para agendamento é (47) 3261-5300 ou (47) 99982-1632.

Em caso de doenças com febre aguda, moderada ou grave, é recomendado adiar a vacinação até que esteja curado. Pessoas que tomam medicação autoimune, com antecedentes de alergia a componentes do ovo, ao timerosal e à neomicina serão vacinados quando apresentarem melhora.

Após a vacinação nas pessoas que estão no grupo de risco, inicia a segunda etapa do trabalho, que contempla as pessoas que não fazem parte do grupo de risco, entre elas professores de escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos e pessoas com doenças crônicas.

Confira as datas de vacinação de cada bairro:
- Barra 23/03
- São Judas 24/03
- Vila Fortaleza 25/03
- Nova Esperança 26/03
- Jardim Bandeirantes 27/03
- Nações 28/03
- Nações 30/03
- Ariribá 31/03
- Pioneiros 01/04
- Amores 02/04
- Municípios 03/04
- Municípios e Iate Clube 04/04
- Vila Real 06/04
- Vila Real 06/04
- Centro 07/04
- Centro 08/04
- Centro 09/04
- Bairro dos Estados 10/04
- Interpraias 11/04
- Remanescentes 12/04

As pessoas com deficiência também serão vacinadas contra a influenza nesta primeira etapa.

Atenção: as datas estarão sujeitas a mudança, de acordo com o desenvolvimento do trabalho.

___________________
Informações adicionais:

Gabinete do Prefeito
(47) 3263-0190

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Gabriella Belle
Foto: Arquivo PMBC
(47) 3267-7022

https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=27566

Voluntários irão às compras para que idosos não precisem sair de casa em BC

21 de março de 2020

Além das diversas medidas preventivas adotadas pela Prefeitura de Balneário Camboriú para conter a propagação do Coronavírus no Município, a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) montou uma rede oficial de voluntários. O objetivo é ajudar os idosos a não saírem às ruas para fazer compras em supermercados e farmácias. A ideia, que partiu do prefeito Fabrício Oliveira, é que pessoas voluntárias comprem estes gêneros de primeira necessidade para os idosos, como alimentos e, principalmente, medicamentos.  

Quem quiser fazer parte do grupo de voluntários pode se cadastrar e fazer contato pelo telefone (47) 99921-9231. “O prefeito nos pediu para criar essa rede buscando o apoio de servidores das secretarias que estão paralisadas nesse momento e da sociedade em geral”, explicou o secretário da SPI, Paulo César Senk Junior.  

“A proposta é que essa rede preste serviços essenciais aos idosos sem que eles precisem sair de casa, já que estão nos grupos de maior risco e compõem 30% da população de nossa cidade”, salientou o prefeito Fabrício Oliveira. 

A SPI já conta com um banco de dados de voluntários que conta com servidores e membros da comunidade em geral. Os integrantes do grupo contarão com uma credencial oficial. Antes do atendimento, o idoso receberá uma ligação informando o nome do voluntário que irá lhe ajudar nas compras de primeira necessidade. 

Caso o idoso deseje a ajuda de um voluntário, deverá ligar para o número (47) 3261-5300 ou (47) 99982-1632. 

___________________ 
Informações adicionais: 

Gabinete do prefeito 
(47) 3267-7019 

Diretoria de Comunicação 
(47) 3267-7022 

Fonte: https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=27555