ONU aponta Balneário Camboriú como a 4ª melhor cidade para se viver no Brasil

29 de abril de 2020

Balneário Camboriú está entre as cinco melhores cidades para morar do Brasil. A análise é da Organização das Nações Unidas (ONU), a partir da análise da qualidade de vida nas cidades. O levantamento é feito desde 1993.

Entre os critérios analisados estão a expectativa de vida (longevidade), renda (PIB per capita) e educação (taxa de matrícula, alfabetização). O IDH médio da Brasil é de 0,699, enquanto o de Balneário Camboriú 0,845. As cidades com IDH acima de 0,800 são consideradas acima da média neste índice que vai de 0 a 1 ponto.

A cidade ainda subiu uma posição, já que no ranking divulgado em 2019 ocupava a quinta posição.

“Temos feito investimentos importantes em obras, em segurança, educação e saúde, mas temos feito sobretudo investimentos nas pessoas, no cuidado e atenção com as pessoas e eu considero isso fundamental”, comentou o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos).

Os números de Balneário Camboriú: Renda: 0,854 (R$ 1.625,59); Longevidade: 78,62 anos (0,894); Educação: 0,789; IDHM Final: 0,845.

O ranking das 10 melhores cidades para morar no Brasil em
2020:
1- São Caetano do Sul (SP)
2- Águas de São Pedro (SP)
3- Florianópolis (SC)
4- Balneário Camboriú (SC)
5- Vitória (ES)
6- Santos (SP)
7- Niterói (RJ)
8- Joaçaba (SC)
9- Brasília (DF)
10- Curitiba (PR)

Notícia por DIARINHO

https://diarinho.com.br/noticias/geral/onu-aponta-balneario-camboriu-como-4a-melhor-cidade-para-se-viver-no-brasil/

 

Obras de mobilidade urbana aceleram neste final de semana

28 de abril de 2020

Neste fim de semana (25 e 26), as equipes que atuam nas importantes obras de mobilidade urbana de Balneário Camboriú fizeram uma grande força tarefa para acelerar o trabalho, que chegou a ser paralisado, em março, em decorrência da pandemia.

O Prolongamento da Quarta Avenida, na Rua 3198, recebeu a segunda camada de pavimentação asfáltica e a expectativa é que o término aconteça ainda nesta semana.
Na Rua 3122, a previsão é de entrega ocorra em 30 dias, com a conclusão do asfalto e das calçadas.

Já na Avenida Panorâmica, os trabalhos seguem na escavação do morro na Avenida Martin Luther, que assim que finalizada, ampliará a via na altura da nova Avenida Panorâmica. A previsão é que em duas semanas, uma das pistas da Martin Luther seja interditada para auxiliar nos trabalhos. Na parte superior ocorre a terraplanagem.

No elevado da Quarta Avenida, que fará a ligação entre a Avenida Martin Luther e a Quarta Avenida, passando por cima da Avenida do Estado, a obra segue com as escavações próximas à Avenida do Estado, e, na próxima semana, terão início as demolições das residências já autorizadas na Rua 200 com a Avenida do Estado. Nesta obra, já foi executado o sistema de drenagem no início da via onde será feito o Elevado. "A força tarefa desse final de semana teve objetivo de recuperar o tempo em que essas importantes obras ficaram paradas por conta da pandemia. Outra vantagem de acelerar no final de semana é que as interferências evitam tumulto no trânsito, já que o fluxo de veículos é menor", explicou Toni Fausto Frainer, diretor da Secretaria de Planejamento.

Obra do CEM Professor Armando César Ghisland

A ampliação da Centro de Educação Municipal Professor Armando César Ghislandi também teve reforço nesse fim de semana. Após as paralisações, eles retomaram o ritmo normal para que seja entregue em 90 dias.

___________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Planejamento
(47) 3267-7169

Secretaria de Obras
(47) 3363-2930

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Gabriella Belle
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=27786

 

Fiscalização percorre bares e restaurantes em BC

27 de abril de 2020

Neste sábado (25), a Fiscalização do Planejamento e Vigilância Sanitária, em conjunto com a Guarda Municipal e Polícia Militar, realizaram uma ação de orientação em bares, restaurantes e comércios na Avenida Atlântica, sobre as normas de segurança para o funcionamento. A ação iniciou a tarde e continuou a noite, visitando mais de 75 estabelecimentos. Apenas um estabelecimento foi fechado por estar em desacordo com o Decreto Estadual.

A ação de conscientização visitou os bares e restaurantes verificando o distanciamento entre mesas, uso de máscaras por funcionários e clientes, disponibilização de álcool gel e orientando quanto as normas. Após a reabertura de bares e restaurantes, houve denúncias de locais com aglomeração de pessoas, proibido de acordo com o decreto. “Nós intensificamos a fiscalização para que os comércios de nossa cidade estejam conscientes da importância desses cuidados, fundamentais para o combate a doença”, afirma o Prefeito Fabrício Oliveira, ressaltando que a ação continuará todos os dias da semana,

Além dos bares e restaurantes, os fiscais da Vigilância Sanitária e Polícia Militar estiveram em supermercados fiscalizando o seguimento das normas.

Fiscalização na Praia Central

No domingo (26), os Fiscais de Posturas voltaram à Praia Central para orientar sobre a permanência e atividades na região. As praias foram liberadas apenas para práticas esportivas individuais, mantendo a proibição de permanecer e gerar aglomerações.
_________________
Informações Adicionais:

Gabinete do prefeito
(47) 3267-7019

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Gabriella Belle
Fotos: Ed Rocha Jr
(47) 3267-7022

https://www.bc.sc.gov.br/imprensa_detalhe.cfm?codigo=27784